A importância de um blog para loja

A importância de um blog para loja

Se você não é da nova geração, com certeza sabe como é viver em mundo onde o varejo existe apenas nas lojas físicas.

Você ia para o centro cidade, de loja em loja, vendo qual oferecia o melhor preço para o produto que você queria. Além disso, era muito difícil pesquisar sobre a qualidade do mesmo, coisa que hoje é imprescindível antes de realizar uma compra.

Ou seja, você ia na loja que oferecia melhores condições financeiras, acreditava na palavra do vendedor sobre ser ou não um bom produto e caso tivesse algum problema, você teria que retornar para a loja.

Além disso, você não tinha a possibilidade de comprar uma mercadoria de outra cidade, muito menos de outro país.

Pode parecer até loucura quando comparamos com as compras que fazemos atualmente, mas isto não faz tanto tempo assim. A Internet começou a ser utilizada popularmente apenas em 1995, porém era cara e de difícil acesso, afinal um computador custava uma pequena fortuna.

Que a Internet revolucionou a nossa forma de comunicação e relacionamento é inquestionável, mas será que realmente mudou nossa forma de consumir? De acordo com uma pesquisa realizada pela Total Retail, em 2016, os brasileiros já estão comprando mais pela Internet do que em lojas físicas.

A Internet dá a possibilidade do consumidor ser independente da loja física durante a compra, dando um número de opções muito maior, como tirar dúvidas sobre o produto, entrar em contato com a empresa fabricante, entre outros.

Se sua empresa não quer ficar de fora dessa, é importante que entenda e esteja ativa durante essa mudança no comércio, se adaptando e melhorando cada vez mais. E é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, sobre como um blog para loja pode ser uma ótima opção para o seu negócio. Continue lendo!

blog para loja

Gerando visibilidade na Internet para a sua loja

Como já mencionamos anteriormente, a tecnologia realmente teve uma grande influência na vida das pessoas. Agora é possível o cliente pesquisar tudo sobre o produto antes de comprá-lo, saber o preço médio e até mesmo ver a variação de preço que sofreu nos últimos meses.

Atualmente, é muito comum clientes irem atrás de opiniões, seja em mídias sociais, sites de reclamação, Youtube e sites das próprias empresas que vendem o produto. As especificações da compra não são mais divulgadas apenas pelo fabricante, mas sim pelo público e para o público.

Mas você deve estar pensando: onde é que minha loja online entra na história?

Imagine que você queira, por exemplo, comprar um relógio de pulso e procura no Google a clássica: vale a pena comprar relógio de pulso pela Internet.

O retorno dessa busca traz em primeiro lugar um post em um blog explicando as vantagens e desvantagens de comprar um relógio pela Internet.

Você dá uma pesquisada a mais dentro do site que encontrou, afinal achou aquele artigo muito bom, e vê que aquela loja vende relógios. A chance de você comprar naquela loja aumenta, certo?

Oferecer conteúdo em cada um dos canais que citamos, pode (e vai!) aumentar a visibilidade da sua empresa na Internet. E se houverem conteúdos que realmente são relevantes para o cliente, você passa a ser referência sobre determinado assunto, fazendo com que sua empresa se destaque em relação às outras.

Você pode estar um pouco assustado com todas essas informações, principalmente se não tiver tanta familiaridade com o marketing de conteúdo. Mas manter um blog para sua loja e gerar receita através dele pode ser bem simples, principalmente porque existem empresas especializadas nisso.

Lembre-se: a maior razão para você considerar ter um blog para sua loja virtual é trazer público qualificado para seu site através de conteúdos relevantes e interessantes, que permitam mostrar o diferencial da sua marca.

Mas e se você não tem uma loja virtual, é vantajoso ter um blog? A resposta é sim, ter um blog com um bom conteúdo pode te ajudar a trazer mais clientes para sua loja.

blog para loja

Como gerar vendas através de um blog para loja

O blog tem a função de nutrir e criar relacionamento com seu público alvo.

E é esse alto alcance, criado pelo relacionamento, que torna seu blog um canal potencial para o crescimento da sua loja.

Mas, é importante lembrar que criar um blog não será suficiente. É necessário que você tenha clareza sobre o seu objetivo e como alcançá-lo, traçando uma estratégia de marketing de conteúdo adequada.

Vamos dar algumas dicas para você entender melhor o funcionamento de um blog para loja e conseguir alcançar seus objetivos.

Atualizações frequentes

O grande diferencial de um blog para um site deve ser a criação e o compartilhamento constante de informações. A sua empresa deve focar em fazer textos de qualidade, claro, mas que sigam a agilidade que um blog deve ter.

Conteúdo facilitado e relevante

É importante ter em mente que quem entra no seu blog está lá por alguma razão, seja para apenas dar uma olhada no que você oferece ou por estar realmente interessado no seu conteúdo.

O que fará a pessoa ficar, ou não, é a qualidade da informação fornecida. Não adianta nada criar um post para falar de um produto e apenas falar sobre sua empresa.

É necessário entender que o marketing de conteúdo é um canal de vendas, mas não se limita a isso. Você deve apresentar um conteúdo que realmente tenha conexão e faça sentido estar ali, tornando a leitura mais fluida.

Interatividade com seus clientes

O blog para loja, como já falado, dá a oportunidade para o cliente se expressar através do espaço para comentários. Porém, você deve sempre atentar para não deixar seu cliente “falando sozinho”.

Se o cliente apresenta uma dúvida, é interessante você responder. Mesma coisa serve para elogios, críticas e sugestões. Isso não limita-se apenas as interações que acontecem no blog, mas sim em todas as mídias sociais da sua empresa.

O cliente deve sentir que sua empresa fornece canais de comunicação para melhorar o acesso e a agilidade entre vocês, sabendo que terá uma resposta.

Deixe um comentário

Abrir Chat