Google Adwords vs SEO: qual é melhor para você

Google Adwords e SEO são as duas principais ferramentas do SEM – Search Engine Marketing e têm como objetivo gerar resultados para sua empresa em termos de tráfego e conversões. Cada qual com suas peculiaridades, eles são escolha certa de centenas de empresas que querem alçar voos cada vez mais longos na internet. Mesmo sendo […]

Google Adwords e SEO são as duas principais ferramentas do SEM – Search Engine Marketing e têm como objetivo gerar resultados para sua empresa em termos de tráfego e conversões.

Cada qual com suas peculiaridades, eles são escolha certa de centenas de empresas que querem alçar voos cada vez mais longos na internet.

Mesmo sendo tão diferentes, eles ainda compartilham diversas semelhanças, o que deixa a escolha entre um e outro ainda mais difícil. Qual deles gera mais resultados? Qual deles é melhor para o seu negócio?

Dúvida cruel?

É mesmo, mas vamos tentar reduzir essa incerteza que está rondando sua estratégia de marketing digital com algumas considerações tanto sobre Google Adwords quanto sobre SEO.

Ainda aí? Então vamos lá!

Quem é quem no SEM
Google Adwords é uma ferramenta de publicidade, criada para gerar receita para o Google.

Sendo assim, para ter um anúncio veiculado no Google Adwords, você precisa pagar.

Esse pagamento é feito cada vez que seu anúncio é exibido em alguma das plataformas de publicidade do Google, que pode ser a rede de pesquisas (buscador), a rede de displays (sites parceiros) ou no YouTube.

A regra para que seu anúncio seja exibido é vencer um leilão de palavras-chave, que leva em consideração o lance que você dá, a relevância da palavra-chave para a busca do internauta e o índice de qualidade dos seus anúncios.

Neste e-book você vai entender bem como funciona o leilão de palavras-chave e o funcionamento do Google Adwords.

Já o SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar seu site mais atraente para os motores de busca, não só o Google.

Aqui entram Yahoo, Bing, etc. E como você deixa seu site mais atraente para os mecanismos de busca? Com palavras-chave!

Ao aplicar técnicas de SEO no seu site, você o deixa mais relevante para as buscas dos internautas, o que leva a um melhor posicionamento nos resultados orgânicos, isto é: não pagos.

Quanto melhor o seu posicionamento nos resultados de busca, maior a visibilidade da sua empresa, assim como o tráfego de visitantes.

As diferenças e semelhanças: Google Adwords vs SEO

Ambas estratégias estão baseadas na escolha certa de palavras-chave.

Se o seu anúncio tem boas palavras-chave, tem mais chances de vencer o leilão do Google Adwords e com isso atrair mais leads.

Se você desenvolva boas estratégias de SEO, seu site fica melhor posicionado e com isso atrai mais tráfego e conversões.

Mas isso só é possível porque os motores de busca baseiam-se em palavras-chave para encontrar conteúdos na internet, concorda? Se o foco da pesquisa mudar, essas estratégias também poderão ser alteradas um dia.

Saindo das palavras-chave, o que mais podemos falar a respeito do Google Adwords e do SEO?

Abrangência

Anúncios do Google Adwords são exibidos somente em plataformas do Google ou de parceiros, enquanto o SEO é uma estratégia que atinge todos os mecanismos de busca.

Ao mesmo tempo, os anúncios do Google Adwords podem ser exibidos em sites parceiros, em formatos diversos, enquanto o SEO atinge apenas a rede de buscas.

Durabilidade

Links patrocinados do Google Adwords são estratégias de curto prazo, enquanto o SEO é um investimento para a vida toda da sua empresa.

Uso de palavras-chave

Para que o SEO seja efetivo e você possa acompanhar os indicadores de desempenho da sua estratégia, você deve focar-se em poucas palavras-chave, mas mais relevantes.

Em contrapartida, cada grupo de anúncios no Google Adwords pode ter várias palavras-chave, aumentando o alcance dos seus anúncios.

Controle do orçamento

No SEO, teoricamente, você não tem custos, pois não paga para colocar a estratégia em ação.

Contudo, você tem uma equipe, agência ou profissional envolvido, portanto tem o custo de manutenção e implementação da estratégia.

No Google Adwords, você tem o custo da equipe, agência ou profissional mais o custo de cada campanha de anúncios.

Se você não tiver um bom controle do que está sendo investido em cada um poderá ter problemas, especialmente no Google Adwords, pois o custo dos anúncios pode fugir ao controle.

O melhor a fazer é definir um orçamento diário e controlar seus gastos com cuidado.

Resultados

Google Adwords traz resultados rápidos, enquanto o SEO leva certo tempo para gerar tráfego qualificado e com isso atrair leads para o site da sua empresa.

O controle desses resultados no Google Adwords é auxiliado pelos relatórios do Google Analytics, facilitando o entendimento do que está dando certo e o que não está.

Em contrapartida, no SEO você tem mais elementos a considerar na mensuração de resultados, dificultando a análise da eficácia da sua campanha.

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Olá,
Como posso ajudar?